Ânsia de Amar: homens que pensam que desejam mulheres
- JORGE MARIN
- 9 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2022
Ânsia de Amar é considerado, com justiça, o melhor trabalho de Mike Nichols. Pode-se afirmar que é uma crônica que reflete de forma sensível os padrões de sexualidade, com foco nos sentimentos e desejos que levaram à chamada revolução sexual dos anos 60.
No início do filme, dois amigos, Jonathan (Jack Nicholson) e Sandy (Art Garfunkel) discutem no escuro, ao som de Moonlight Serenade, sobre amar e ser amado e sobre o tipo de mulher que gostariam de ter ao seu lado: sexy sem ser prostituta, inteligente, compreensiva, alta e com peitões.
Inseparáveis, os amigos vão a uma festa mista, ocasião em que rapazes e moças se encontravam nas universidades americanas nos anos 40. Lá descobrem o que pode ser a “mulher de sonhos” de ambos: Susan (Candice Bergen) que é “dada” por Jonathan a Sandy. Este, no entanto, não consegue tomar a iniciativa com a moça.
Susan inicia a conversa com Sandy e logo estão namorando. Embora tímido, o rapaz procura avançar nas carícias e, quando a garota concorda com alguns avanços, ele conta tudo para o amigo Jonathan, inclusive que Susan o acha sexy. É a senha para que ele marque um encontro com a namorada do amigo.
Susan se encontra com Jonathan, os dois logo se envolvem e têm uma relação sexual. Como é de praxe, Jonathan corre para contar para o amigo sobre a sua primeira vez (logicamente não revela o nome da parceira). Isso deixa Sandy obcecado com a ideia de transar e Susan, meio a contragosto, cede aos desejos do rapaz.
Agora é Jonathan, apaixonado por Susan, que se desespera pois quer que Susan revele a Sandy que estava tendo um caso com ele. Ela não quer ferir o namorado, não conta nada e proíbe Jonathan de fazê-lo. Eles rompem e Susan e Sandy acabam se casando.
O roteiro de Jules Feiffer é propositalmente econômico e maniqueísta, como a caracterizar a forma infantil com que os dois amigos tratam as mulheres. Após esse prólogo, a história acompanha as vivências de Jonathan e Sandy por cerca de duas décadas, mostrando suas desilusões, separações e inseguranças.

Comments