A Última Ceia: violências que se repetem
- JORGE MARIN
- 16 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2022
A Última Ceia é um filme belíssimo sobre violência, não apenas aquela episódica, retratada nos noticiários, mas a violência interna de cada um, que reflete a violência social, que repete indefinidamente padrões de dominação e que se justifica pela própria tradição de erros históricos que comete.
Billy Bob Thornton e Halle Berry são os protagonistas como Hank e Leticia, habitantes de uma pequena cidade da Geórgia nos anos 1990. Os dois não possuem nada em comum, a não ser o fato de que Hank é o policial que eletrocutou o ex-marido dela na cadeira elétrica (eles não sabem da conexão).
O ótimo roteiro de Milo Addica e Will Rokos, não rotula ninguém e nem “adoça” o caráter dos personagens. Fazem não o que deveriam, mas apenas o que dão conta de fazer.
Hank repete seu pai Buck (Peter Boyle), um policial racista que, mesmo preso a um andador, tem grande influência sobre ele, o que não ocorre com seu filho Sonny (Heath Ledger), amigo de garotos negros e em certa maneira semelhante à sua mãe e sua avó, que não suportaram a doença familiar.
Leticia é uma garçonete desajeitada, alcoólatra, mãe desequilibrada e está prestes a perder sua casa por não pagar o aluguel. Quando ela leva seu filho
Tyrell (Coronji Calhoun) para a última visita ao pai Lawrence (Sean Combs), que será executado no dia seguinte, já não demonstra nenhum afeto.
Por uma coincidência, os personagens se encontram num momento de luto para ambos. Fazem sexo, mas, ao contrário do que aparece na tela, trata-se de alívio da dor, duas pessoas tentando afastar por alguns poucos momentos tudo aquilo que lhes pesa. Só isso.
A partir daí, iniciam um relacionamento marcado mais pela sanidade psicológica do que propriamente pelo amor. Não há redenção nas atitudes de Hank, apenas desinvestimento no preconceito. Afetos externos não parecem mais afetar a ambos.
O diretor Marc Foster consegue fazer um corte absolutamente perfeito na cena final em que Leticia descobre a relação entre Hank e a execução do ex-marido.

Comments